
O fotógrafo pernambucano Allan Luna, radicado na Paraíba, apresenta a exposição Encantados na Casa de la Cultura Afrouruguaya, em Montevidéu. A mostra tem imagens produzidas entre 2015 e 2019 durante o Kipupa Malunguinho, encontro que celebra a tradição da religião afro-indígena brasileira Jurema Sagrada.
A circulação da exposição é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc e apoio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, dentro do edital Arte na Bagagem. A série já passou por festivais e salões de artes na Paraíba e Pernambuco entre 2019 e 2025.
O que a exposição retrata
As fotografias documentam a celebração da entidade Kipupa Malunguinho, realizado nas matas do antigo Quilombo do Catucá, que abrangia o litoral norte de Pernambuco e o sul da Paraíba no século XIX.
LEIA TAMBÉM:
O termo Kipupa, em kimbundu, significa união em torno de um objetivo. Malungo se traduz como companheiro, referência às pessoas forçadas a vir nos navios negreiros. Malunguinho era título de líderes quilombolas e hoje se refere à entidade presente no culto da Jurema Sagrada.
Segundo Allan Luna, levar a exposição ao Uruguai amplia o alcance do tema. “É de uma alegria muito grande poder levar essa produção fotográfica para outro país. Mais importante é contribuir com a disseminação da figura de Malunguinho, do Quilombo do Catucá e da Jurema Sagrada. São temáticas de importância histórica singular em nossa formação enquanto país”, disse o fotógrafo.
A mostra também busca aproximar comunidades afro-brasileiras e afro-uruguaias. O objetivo é destacar a luta contra o racismo religioso e pela igualdade racial, além de dar visibilidade aos povos juremeiros e seus terreiros.
Sobre o artista
Allan Luna nasceu no Recife e vive em João Pessoa desde 2013. É fotógrafo, historiador e professor no Centro Estadual de Arte da Paraíba (CEARTE), onde coordena o setor de ensino e ministra cursos de fotografia.
Sua produção artística foca em religiosidade, cultura popular, pessoas e patrimônio, transitando entre fotografia autoral e documental.