Secretário de Infraestrutura e CAF vistoriam obras de saneamento e abastecimento de água na região
Comitiva acompanhou de perto a execução de estações elevatórias, redes de distribuição, reservatórios e sistemas de tratamento.
Felipe Lima / Ascom Seinfra
Camylla Klévia e Afranio Aquino / Ascom Seinfra
O secretário de Infraestrutura de Alagoas (Seinfra), Gustavo Acioli, realizou uma série de vistorias técnicas às obras de saneamento básico e abastecimento de água no Litoral Norte do estado. Acompanhado por representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e equipes da Seinfra, o secretário esteve esta semana em Maragogi, Japaratinga, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe para acompanhar de perto o andamento dos trabalhos do governo Paulo Dantas, financiados com recursos internacionais.
As visitas integram o cronograma de monitoramento das obras viabilizadas por meio do Programa Mais Água Alagoas, financiado pelo CAF. O objetivo é garantir a execução dentro dos prazos estabelecidos e assegurar a qualidade das intervenções, que prometem transformar a realidade do abastecimento de água e do tratamento de esgoto na região, beneficiando milhares de moradores e impulsionando o turismo sustentável.
Durante as vistorias, a comitiva acompanhou de perto a execução de estações elevatórias, redes de distribuição, reservatórios e sistemas de tratamento. Em Maragogi, por exemplo, as obras estão em fase avançada, com previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano. Já em São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, os serviços estão em ritmo acelerado, com frentes de trabalho atuando simultaneamente em diferentes pontos dos municípios.
“Gostaríamos de ressaltar o quão é importante o CAF fazer o acompanhamento dessas obras. Também estamos repactuando o calendário das obras, e eu tenho certeza que essa será a maior obra ambiental que o governo Paulo Dantas vai entregar. Para nós que fazemos parte do Governo de Alagoas, essa parceria com o CAF tem uma importância enorme, pois, através dos investimentos, em breve entregaremos essas obras indispensáveis para o bem-estar e desenvolvimento da região”, afirmou.
Após visitar o sistema de captação de água, o secretário foi conferir de perto a estação de tratamento. “Aqui a gente faz todo o tratamento da água, depois segue para o reservatório. Parte dessa água já será enviada para dois bairros de Japaratinga, e o resto vai para um reservatório elevado que já está com quase 99% da rede pronta. Faltam algumas conexões e vamos instalar algumas bombas hidráulicas para que possamos fazer esta entrega ao estado e começar a operacionalizar os serviços no município”, disse Gustavo Acioli. Para garantir o abastecimento no município, um reservatório com capacidade para 750 mil litros também está sendo construído.
Além das obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água, o secretário também visitou o aeroporto que está sendo construído em Maragogi, o que irá gerar ainda mais desenvolvimento para todo o estado.