Começa na próxima semana, dos dias 13 a 15 de agosto, o I Simpósio Multidisciplinar de Obesidade: Estratégias de Abordagem e Tratamento (I SIMOBE), no Auditório Dênis Bernardes, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE. A realização é do Serviço de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e do Laboratório Avançado de Educação Física e Saúde (Laefes) do Hospital das Clínicas da UFPE e do CCSA. O HC é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Com proposta multiprofissional e multidisciplinar, o simpósio debaterá estratégias eficazes e abordagens inovadoras voltadas ao enfrentamento dessa questão de saúde pública, que afeta milhões de pessoas em escala global. Será uma oportunidade para atualização no assunto.
Os participantes receberão certificado de 30 horas, com frequência mínima de 75%. Além de mesas-redondas e minicursos, haverá ainda representações de trabalhos científicos.
“O simpósio tem uma proposta multidisciplinar que debaterá estratégias eficazes e abordagens inovadoras voltadas ao enfrentamento da obesidade, questão de saúde pública que afeta milhões de pessoas no mundo. Trazendo assim uma mudança no perfil da teoria para a clínica aplicada no mercado”, explica o coordenador do evento, Paulo Roberto Cavalcanti Carvalho, que é chefe do Serviço de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida do HC.
A obesidade
A obesidade é uma doença crônica, que afeta um número elevado de pessoas por todo o mundo. Uma rotina alimentar saudável e a prática de exercícios físicos podem contribuir com a prevenção e tratamento. A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e pode acarretar graves problemas de saúde.
Segundo dados do IBGE, o Brasil tem cerca de 41 milhões de pessoas com obesidade. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a quase 96 milhões.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.