Close Menu
    Notícias mais visualizadas

    Descubra as comidas típicas do São João com menos calorias

    19 de junho de 2025

    João Pessoa e mais 28 cidades da Paraíba estão sob alertas de chuvas intensas

    19 de junho de 2025

    Guaramiranga na lista dos Melhores Destinos de Inverno do Brasil

    19 de junho de 2025

    A Evolução’ estreiam nos cinemas da PB

    19 de junho de 2025

    Novas plataformas de cassino online com recursos de segurança

    19 de junho de 2025
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp RSS
    • Anuncie Aqui
    • Quem Somos
    • Parcerias
    • Fale Conosco
    Instagram YouTube
    Nordeste Informa
    • Brasil
    • Nordeste
      • Alagoas
      • Bahia
      • Ceará
      • Maranhão
      • Paraíba
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio Grande do Norte
      • Sergipe
    • Cultura
    • Esportes
    • Vídeos
    • Eventos
    • Colunistas
    Nordeste Informa
    Início » Trump e Canadá: como Casa Branca dá folêgo ao partido de Trudeau contra conservadores
    Brasil

    Trump e Canadá: como Casa Branca dá folêgo ao partido de Trudeau contra conservadores

    10 de março de 20257 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email Telegram Copy Link


    Mark Carney e Justin Trudeau

    Crédito, Reuters

    Legenda da foto, A ascensão de Mark Carney como premiê, substituindo Trudeau, deve marcar começo da nova campanha eleitoral
    Article information

    • Author, Nadine Yousif
    • Role, Da BBC News em Toronto (Canadá)
    • 9 março 2025

      Atualizado Há 4 horas

    Se você tivesse perguntado aos canadenses alguns meses atrás quem venceria a próxima eleição geral do país, a maioria teria previsto uma vitória decisiva para o Partido Conservador.

    Esse resultado não parece tão certo agora.

    Neste domingo (09/03), o banqueiro Mark Carney venceu disputa interna para liderar o partido e suceder Trudeau como primeiro-ministro do Canadá — ele será empossado como premiê nos próximos dias.

    Em janeiro, Trudeau anunciou que deixaria o cargo após mais de nove anos no poder e os liberais tiveram que realizar essa eleição para substituí-lo.

    “São dias sombrios, provocados por um país no qual já não podemos confiar”, afirmou Carney em seu discurso em alusão aos EUA.

    Agora, Carney terá duas decisões imediatas a tomar: como responder às ameaças de Trump e quando convocar uma eleição geral. A resposta ao primeiro dilema certamente influenciará o segundo.

    Uma eleição federal deve ser realizada até 20 de outubro, mas pode ser convocada já nesta semana.

    Mark Carney

    Crédito, Getty Images

    Legenda da foto, Carney terá que decidir quando convocar uma eleição geral

    Prioridades dos canadenses mudaram

    A retórica de Trump “afastou todas as outras questões” que estavam na mente dos canadenses antes da posse do americano em 20 de janeiro, observa Luc Turgeon, professor de ciência política na Universidade de Ottawa.

    Donald Trump e Justin Trudeau

    Crédito, Getty Images

    Legenda da foto, Declarações de Trump têm favorecido partido de Justin Trudeau, que estava enfraquecido antes da posse do americano

    Pesquisas indicam que muitos canadenses ainda querem uma mudança no topo. Mas como seria essa mudança — um governo liberal sob nova liderança ou uma mudança completa para os conservadores — é agora uma incógnita, diz Greg Lyle, presidente do Innovative Research Group, sediado em Toronto.

    “Até agora, houve uma grande perda para os conservadores”, ele conta à BBC.

    Isso ocorre porque o partido de centro-direita liderado por Pierre Poilievre tem sido eficaz em suas mensagens sobre questões que têm ocupado a mente canadense nos últimos anos: o aumento do custo de vida, a inacessibilidade da moradia, a criminalidade e um sistema de saúde sobrecarregado.

    Poilievre conseguiu vincular esses problemas sociais ao que ele chamou de políticas “desastrosas” de Trudeau e prometeu um retorno à “política do senso comum”.

    Mas com a renúncia de Trudeau e as ameaças de Trump à segurança econômica do Canadá e até mesmo à sua soberania, essa mensagem se tornou obsoleta, diz Lyle. Sua pesquisa sugere que a maioria do país agora tem mais medo da presidência de Trump e do impacto que ela terá no Canadá.

    As tarifas de 25% de Trump sobre todas as importações canadenses para os EUA, algumas das quais foram pausadas até 2 de abril, podem ser devastadoras para a economia do Canadá, que envia três quartos de todos os seus produtos para os EUA. Autoridades previram até um milhão de perdas de empregos como resultado, e o Canadá pode entrar em recessão se o imposto sobre bens persistir.

    Trudeau não deixou dúvidas sobre o quão seriamente está levando a ameaça, quando disse aos repórteres esta semana que o motivo declarado por Trump para as tarifas dos EUA — o fluxo de fentanil através da fronteira — era falso e injustificado.

    “O que ele quer é ver um colapso total da economia canadense, porque isso tornará mais fácil nos anexar”, alertou o primeiro-ministro.

    “De muitas maneiras, é uma questão fundamental e abrangente sobre a sobrevivência do país”, diz Turgeon à BBC.

    A questão-chave na próxima eleição agora é: quem estaria melhor posicionado para defender o Canadá contra Trump.

    Os conservadores ainda estão à frente nas pesquisas, com os mais recentes levantamentos sugerindo que 40% dos eleitores os apoiam. A sorte dos liberais, enquanto isso, foi reanimada, com seu apoio subindo para pouco mais de 30% — 10 pontos acima do patamar de janeiro.

    Pierre Poilievre, líder dos conservadores

    Crédito, Getty Images

    Legenda da foto, Em resposta às ameaças de Trump, o Partido Conservador mudou seu slogan para “Canadá Primeiro”

    Os liberais têm tentado destacar as semelhanças entre o líder conservador e o presidente republicano.

    No debate sobre liderança da semana passada, os candidatos se referiram a Poilievre como “nossa pequena versão de Trump aqui em casa” e disseram que ele estava procurando “imitar” o presidente dos EUA. Um ataque do Partido Liberal justapôs clipes dos dois usando frases semelhantes, como “notícias falsas” e “esquerda radical”.

    Há diferenças claras, no entanto, entre os dois políticos, em termos de estilo e substância. E o próprio Trump minimizou quaisquer paralelos, dizendo à revista britânica The Spectator em uma entrevista recente que Poilievre “não é Maga o suficiente”, em referência ao seu slogan de campanha Make American Great Again, ou Faça a América Grande Novamente .

    Ainda assim, os levantamentos de opinião sugerem uma queda no apoio aos conservadores. Um mais recente, do pesquisador nacional Angus Reid, indica que os canadenses acreditam que o favorito à liderança liberal, Mark Carney, está mais bem equipado para lidar com Trump em questões de tarifas e comércio do que Poilievre.

    O ex-banqueiro central do Canadá e da Inglaterra está alardeando sua experiência em lidar com crises econômicas, incluindo a crise financeira de 2008 e o Brexit.

    E a mudança no clima político forçou os conservadores a ajustar suas mensagens ao eleitorado.

    Se a eleição for convocada em breve, a campanha ocorrerá em um momento em que as ameaças de Trump inspiraram um patriotismo feroz entre os canadenses. Muitos estão boicotando produtos americanos em seus supermercados locais ou até mesmo cancelando viagens aos EUA.

    O professor Turgeon diz que essa “união em torno da bandeira” se tornou um tema-chave da política canadense.

    Os conservadores abandonaram seu slogan “O Canadá está quebrado”, que, segundo Lyle, corre o risco de parecer “antipatriótico”, e adotaram “Canadá em primeiro lugar”.

    Os conservadores também redirecionaram seus ataques para Carney. Antes das tarifas de Trump, eles publicaram anúncios dizendo que ele é “exatamente como Justin” em uma tentativa de ligá-lo a Trudeau. Mas, nas últimas semanas, os conservadores começaram a investigar a lealdade de Carney ao Canadá.

    Especificamente, eles questionaram se ele teve algum papel na mudança da sede da Brookfield Asset Management — uma empresa de investimentos canadense — de Toronto para Nova York quando ele atuou como presidente.

    Carney respondeu que havia deixado a empresa quando a decisão foi tomada, mas documentos da empresa relatados pela emissora pública CBC mostram que o conselho aprovou a mudança em outubro de 2024, quando Carney ainda estava na Brookfield.

    A medida, e a equívoco de Carney sobre seu envolvimento com ela, foi criticada pelo conselho editorial do maior jornal do Canadá, o Globe and Mail, que escreveu na quinta-feira (06/03) que Carney deve ser transparente com os canadenses.

    De forma mais ampla, o jornal escreveu: “Todo líder partidário deve entender que o Canadá está entrando em um período de incertezas que dura anos. O próximo primeiro-ministro terá que apelar à confiança dos canadenses para liderar o país para onde ele precisa ir, mas pode não querer ir.”

    Dada a ansiedade que repercute entre os canadenses, Lyle diz que qualquer ambiguidade sobre a lealdade de Carney ao país pode ser prejudicial para ele e para os liberais.

    Não importa quem vença a eleição, uma coisa é certa: Trump continuará a influenciar e remodelar a política canadense, assim como fez nos EUA.



    Source link

    Siga nosso Instagram
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email Copy Link
    Anteriorquem tem direito a licença maternidade , duração e todas as regras
    Próximo Imperatriz vence Sampaio Corrêa no Estádio Castelão

    Notícias Relacionadas

    Governo Trump: como prisão de brasileira nos EUA revelou monitoramento secreto do serviço de imigração

    18 de junho de 2025

    Avião cai na Índia: o adolescente que filmou a queda em vídeo

    18 de junho de 2025

    Lula no G7 no Canadá: o que o presidente quer do grupo e o que o grupo quer dele?

    17 de junho de 2025

    Guerra Israel X Irã: governo israelense diz ter ‘controle aéreo total sobre Teerã’

    16 de junho de 2025
    Notícias mais Visualizadas

    onde acompanhar, escalações e arbitragem

    19 de abril de 2025Por Nordeste Informa

    Paraíba: Galdino antecipou-se ao STF e deixou governador a “ver navios” em Portugal

    11 de março de 2025Por Nordeste Informa

    Polícia prende 21 torcedores organizados por “guerra urbana” em Recife

    27 de março de 2025Por Nordeste Informa

    Fies 1/2025: iniciada convocação da lista de espera

    26 de fevereiro de 2025Por Nordeste Informa

    Baía do Sancho volta a brilhar entre as 50 praias mais bonitas do mundo em 2025

    3 de maio de 2025Por Nordeste Informa

    Inscreva-se para receber atualizações

    Fique por dentro das últimas notícias e tendências em tempo real.

    O Jornal Digital do Nordeste Brasileiro.
    Compromisso com a Realidade dos Fatos.

    Conecte-se conosco:

    Instagram YouTube
    Notícias em Alta

    Mundial de Clubes: Mbappé é internado com gastroenterite e deve seguir fora no Real Madrid

    19 de junho de 2025

    Descubra as comidas típicas do São João com menos calorias

    19 de junho de 2025

    Por uma nova constituinte – Imirante.com

    19 de junho de 2025
    Newsletter

    Inscrevas-se para atualiações

    Fique por dentro das últimas notícias e tendências em tempo real.

    Nordeste Informa
    • Quem Somos
    • Anuncie Aqui
    • parcerias
    • Fale Conosco
    • Política de Privacidade
    © 2025 | Portal de Notícias Nordeste Informa - Compromisso com a Realidade dos Fatos | Todos os Direitos Reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, consideramos que você concorda com o uso desses cookies.ACEITOPolítica de Privacidade