Medidas prometem desburocratizar processos e ampliar oportunidades para pequenos empreendedores
O Piauí deu mais um passo rumo à modernização e à inclusão econômica. Na última quinta-feira (7), durante o 1º Seminário Estadual de Contratações Públicas, o secretário de Administração do Estado, Samuel Nascimento, assinou o termo de adesão ao Contrata+Brasil — plataforma nacional criada para simplificar contratações públicas e ampliar o acesso de pequenos fornecedores às compras governamentais.
Na mesma ocasião, foi apresentado o Contrata MEI Piauí, programa estadual que permitirá a contratação direta de microempreendedores individuais (MEIs) pela administração pública, facilitando o acesso desses profissionais ao mercado governamental.
Contrata MEI Piauí: inclusão e geração de renda
Já o Contrata MEI Piauí foi criado como uma política pública estratégica para ampliar a participação dos microempreendedores individuais nas contratações públicas. O objetivo é permitir que serviços gerais nas áreas de educação, saúde, segurança e assistência social sejam contratados de forma simplificada, mediante credenciamento dos MEIs.
Segundo o secretário Samuel Nascimento, a medida trará impactos positivos diretos para a economia local:
“Seja nas escolas, na segurança, na saúde ou em outras áreas de políticas públicas, vamos poder contratar serviços gerais de forma muito mais simples, credenciando esses microempreendedores. Isso vai gerar renda para quem quer empreender e ainda economizar recursos públicos, melhorando a qualidade dos serviços prestados”, destacou.
O que é o Contrata+Brasil
O Contrata+Brasil é uma ferramenta digital que substitui, em muitos casos, os tradicionais processos licitatórios, conhecidos pela burocracia e pelo tempo prolongado de execução. Por meio da plataforma, órgãos públicos podem publicar suas demandas e receber propostas diretamente de fornecedores cadastrados, de forma rápida, transparente e simplificada.
Entre os benefícios da iniciativa estão:
- Desburocratização das compras públicas;
- Acesso facilitado para micro e pequenos empreendedores;
- Alertas de oportunidades enviados via WhatsApp;
- Economia e agilidade para a administração pública.
Essa modernização também contribui para a competitividade de pequenos negócios e para a democratização do acesso às compras governamentais.
LEIA MAIS – Piauí é destaque nacional com programa “Gestão que Transforma”
Impacto para o Piauí
Portanto, a adesão ao Contrata+Brasil e a criação do Contrata MEI Piauí posicionam o Estado como referência no uso de tecnologia e inovação para otimizar a gestão pública. Além de reduzir custos e prazos, as medidas fortalecem a economia local ao direcionar oportunidades para profissionais e empresas de pequeno porte.
LEIA TAMBÉM