Finalmente saiu a exoneração da secretaria estadual de Saúde Pública, Lyane Ramalho Cortez, que será substituída pelo médico Alexandre Motta Câmara, que é dos quadros do Partido dos Trabalhadores e já havia sido anunciado como novo titular da Sesap em 18 de fevereiro. A exoneração da antiga secretária e a nomeação do novo titular da pasta foram oficializadas neste sábado (8), em publicação no Diário Oficial do Estado.
O infectologista Alexandre Motta já vinha atuando informalmente à frente da pasta, participando de reuniões com a governadora Fátima Bezerra (PT), mas a sua nomeação aguardava a sua liberação dos quadros da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), em João Pessoa (PB).
Alexandre Motta é o terceiro secretário de Saúde desde que a governadora Fátima Bezerra assumiu a chefia do Executivo em 2019. Lyane Ramalho havia assumido a pasta em maio de 2023, com a saída do médico Cipriano Maia, que era outro quadro histórico do PT.
Motta viaja nesta segunda-feira (10) a Brasília, onde participa da posse do novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “A partir partir do início da próxima semana, vamos buscar junto ao nosso setor de pagamentos e a Secretaria da Fazenda construir uma solução para os nossos débitos e regularização dos nossos pagamentos”, informou também Motta.
O novo secretário estadual da Saúde disse, ainda, que começará acompanhar a execução de obras em andamento e como pretende dar mais ao Programa Vida no Trânsito, “já em execução,de forma a gerar efetividade na diminuição da nossa estatística de acidentes”.