A Toyota do Brasil informou que retomará, de forma gradual, a produção de veículos no país a partir do dia 3 de novembro, nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, ambas localizadas no estado de São Paulo. Já a unidade de Porto Feliz, também paulista, onde são produzidos os motores da marca, ainda não tem prazo definido para voltar a operar.
As três plantas industriais da montadora estavam com as atividades suspensas desde 22 de setembro, quando um forte vendaval destruiu parte das instalações de Porto Feliz, comprometendo o fornecimento interno de motores e componentes.
De acordo com comunicado oficial, a retomada inicial será sustentada por motores e peças importados de outras unidades da Toyota no exterior. Nesta primeira fase, a montadora focará na produção das versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para o mercado interno quanto para exportação.
“O plano de produção para novembro e dezembro contempla a recuperação do volume de veículos híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro”, informou a Toyota do Brasil.
Com a reativação das linhas de montagem em Sorocaba e Indaiatuba, a empresa anunciou que a suspensão temporária de contratos de trabalho (lay-off) será mantida apenas para os funcionários da unidade de Porto Feliz. Já os colaboradores das outras duas fábricas devem retornar ao trabalho no dia 21 de outubro, após o período de férias emergenciais.
A companhia também informou que a produção de veículos com motores convencionais será retomada apenas em janeiro de 2026, abrangendo as linhas Corolla, Corolla Cross e Yaris Hatch este último fabricado exclusivamente para exportação.
Ainda não há data prevista para o lançamento do novo Yaris Cross, um dos projetos mais aguardados da montadora no mercado brasileiro.
Com o anúncio, a Toyota reforça seu compromisso de retomar gradualmente a normalidade das operações, priorizando a segurança dos trabalhadores e a manutenção da qualidade de seus produtos, enquanto trabalha para restabelecer totalmente sua cadeia produtiva no país.