
A maior parte dos partidos com representação na Câmara Municipal de João Pessoa cumpriu o prazo de 48 horas estabelecido pela presidente Dinho Dowsley e indicou os vereadores que irão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis.
O Conversa Política apurou que, dentre os nomes já apresentados, estão:
- Tarcísio Jardim (PP)
- Jailma Carvalho (PSB)
- Mikika Leitão (Republicanos)
- Milanez Neto (MDB)
- Raoni Mendes (DC)
- Marcos Henriques (PT)
- Guguinha Moov Jampa (PSD), que se autodeclarou representante da legenda
- Fábio Carneiro, pelo bloco parlamentar Centro Democrático
A única indefinição está no Partido Liberal (PL), onde os vereadores Carlão Pelo Bem e Fábio Lopes disputam a indicação para a vaga na comissão.
Não indicaram representantes o PV, Avante, Podemos, PDT, Agir e Mobiliza.
Com a definição dos nomes, a expectativa é que a CPI dos Combustíveis seja oficialmente instalada nos próximos dias pelo presidente da Casa. A comissão terá sete vereadores e 120 dias para cumprir o trabalho.
CPI dos Combustíveis
A CPI dos Combustíveis foi propostas pelo vereador Guguinha Moov Jampa, após uma série de denúncias sobre a uniformização dos preços da gasolina em João Pessoa.
Segundo Guguinha, postos da cidade têm se recusado a repassar reduções anunciadas pelo Governo Federal, mas aplicam rapidamente os aumentos definidos pela Petrobras, sem justificativa clara. A operação “Margem Explosiva”, realizada pelo Procon-JP, por exemplo, identificou acréscimos de até R$ 0,40 no litro da gasolina em um único fim de semana.
A comissão terá a missão de apurar denúncias relacionadas à variação de preços e eventuais práticas abusivas no setor, tema que tem gerado grande repercussão junto à população da capital.