O Dia dos Pais deve movimentar R$ 480,3 milhões no comércio potiguar em 2025, um crescimento de 13,8% em relação ao ano passado. A projeção é do Instituto Fecomércio RN (IFC), que aponta também um crescimento no ticket médio e maior intenção de compras em Natal e Mossoró. O movimento total deste ano irá superar os R$ 421,9 milhões de 2024, apoiado pela redução da inflação (IPCA abaixo de 4% em 12 meses até junho) e estabilidade no emprego formal.
De acordo com a pesquisa, no quesito “presentes” a alta foi de 11,1% (de R$ 214,2 mi em 2024 para R$ 238 mi em 2025); em “comemorações”, alta de 16,6% (de R$ 207,7 mi para R$ 242,2 mi).
Entre os lojistas, o clima é de bastante otimismo. No estabelecimento em que Rose Araújo trabalha, a expectativa é triplicar as vendas em relação ao Dia dos Pais do ano passado. “Essa semana mesmo o movimento já aumentou 100%. Existe uma tendência de os pais e filhos comprarem as mesmas peças para combinar e fazer fotos para a internet. Então, isso tem sido muito bom para um estabelecimento como o nosso, de roupas”, contou a vendedora.
Alzirene Lima também vende roupas masculinas, além de artigos como bonés. A grande procura, segundo ela, tem sido pelas camisas estilo polo. “Além disso, procuram bastante o suéter. As vendas estão muito boas. A gente espera um incremento de até 90%”, relata.
Consumidores com quem a TRIBUNA DO NORTE conversou disseram que ainda não foram às compras, mas isso não significa que haja algum tipo de indecisão sobre o que presentear. A autônoma Vanessa Souza, de 31 anos, vai comprar presentes para o pai e o marido. “Para o meu pai, vou comprar um calçado e para o marido ainda estou pensando. Vou decidir junto com meu filho, mas os dois itens não vão passar de R$ 200, que é um valor confortável para mim”, diz.
A vendedora Nathália Mariane, de 24 anos, vai presentear o pai com uma camiseta. “Pretendo gastar R$ 150. Geralmente, é esse valor que gasto todo ano, porque vale a pena. Meu pai merece”, conta.
De acordo com análise do IFC, o Dia dos Pais 2025 no Rio Grande do Norte aponta para uma retomada vigorosa no consumo, com crescimento real de vendas, aumento do ticket médio e maior engajamento dos consumidores nas compras. Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio-RN, cita que o bom desempenho neste ano será puxado pela variedade de itens e estratégia para atrair os clientes, como as promoções.
“A diversificação dos itens e a ênfase nas promoções como fator decisivo sugerem que o comércio varejista, especialmente em Natal e Mossoró, deve intensificar campanhas promocionais, ampliar mix de produtos e reforçar a comunicação emocional, valorizando o vínculo afetivo que sustenta a data”, afirma Queiroz.
64,9% dos potiguares vão presentear
Na capital potiguar, 64,9% dos consumidores entrevistados pretendem presentear, maior índice desde o início da série histórica, refletindo-se numa movimentação de R$ 155,9 milhões (alta de 12,3% sobre 2024), segundo o IFC. Além disso, o gasto médio por presente saltou para R$ 155,71. Já em Mossoró, 58,2% dos entrevistados demonstram intenção de compra, e o setor deve faturar R$ 31,8 milhões (avanço de 15,4%), com ticket médio de R$ 142,81.
Os itens mais procurados, aponta o levantamento, são os de uso pessoal masculino. A demanda maior é por perfumes e cosméticos em Mossoró (28,5%), o que reflete, segundo o IFC, uma valorização crescente do cuidado pessoal masculino. Em Natal, o vestuário (49,5%) continua liderando, mas com diversificação no mix de produtos.