O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que já foi presidido por Roberto Jefferson, foi refundado como legenda de esquerda.
O novo presidente da sigla, Vivaldo Barboza, classifica a iniciativa como uma “volta às origens do trabalhismo”.
“O PTB presidido por Roberto Jefferson foi extinto quando se fundiu com o Patriota e deu origem ao PRD. Entramos em meio a esse vazio. O PTB vai voltar a ser um partido de esquerda e nacionalista”, informou Barboza à coluna. Ele se desfiliou do PSB.
Coleta de assinaturas
Para poder abrigar candidaturas nas urnas eletrônicas, contudo, o novo PTB precisará, antes, passar por processo de coleta de assinaturas.
“Já fizemos a parte inicial de cartório, Diário Oficial, autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, estamos coletando assinaturas, que é uma fase difícil. Temos que ter um mínimo de 547 mil assinaturas”, disse o dirigente, que manterá a logomarca do partido.
Segundo Barboza, há deputados federais que demonstraram interesse em migrar para a sigla caso as assinaturas sejam atingidas.
Ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson está em prisão domiciliar. O político presidiu a sigla até 2021, quando teve de se afastar em meio a investigações.
Em outubro de 2022, às vésperas das eleições presidenciais, Roberto Jefferson atacou, com tiros e granadas, agentes da Polícia Federal que cumpriam ordem para prendê-lo.