Iniciativa capacitou cerca de 440 alunas ao longo de nove meses, com foco em autonomia, geração de renda e combate à violência contra a mulher.
No último sábado, 27 de setembro, o projeto Mulheres Caliandras concluiu sua execução com uma emocionante formatura realizada no Clube do Banco de Brasília. Após nove meses de atividades, aproximadamente 440 alunas foram capacitadas em três polos distintos, que atenderam regiões como Planaltina, Gama, Samambaia, Brazlândia e outras localidades do Distrito Federal.
Somente neste último ciclo, 85 mulheres receberam certificação, encerrando o projeto em 2025 com êxito. Ao longo do período, elas participaram de aulas sobre empreendedorismo, empregabilidade, produção artesanal de saladas e sabonetes de glicerina, combate à violência contra a mulher, empoderamento feminino, autoconhecimento e outras temáticas que tiveram como foco principal oferecer autonomia e geração de renda.
A cerimônia de encerramento contou com autoridades e convidados especiais. A secretária de Estado da Mulher, Gisele Ferreira, destacou a importância do projeto e celebrou o fato de a turma de Brazlândia ter sido a última a se formar, por ser a sua cidade de origem.
“Projetos como esse são cada vez mais importantes para o Distrito Federal, pois apresentam às mulheres aquilo que elas são e o que podem ser”, afirmou.
Também estiveram presentes a subsecretária de Promoção das Mulheres, Renata D’aguiar, e a ex-ministra de Estado das Mulheres, Direitos Humanos e Família, Cristiane Brito, que reforçou a necessidade de ampliar iniciativas semelhantes.
“Um projeto como esse deve ser incentivado, ampliado e divulgado, para que cada vez mais mulheres possam conhecer seus direitos e entender que violência contra a mulher é crime”, declarou.
O coordenador-geral do projeto, Herbert Félix, celebrou os resultados e agradeceu a equipe e os parceiros envolvidos.
“Ao longo de nove meses, tivemos aulas todos os sábados, sem nenhuma interrupção. Essa entrega mostra o compromisso e empenho de toda a equipe”, destacou.
O projeto Mulheres Caliandras foi viabilizado pelo Instituto Transforma Vidas, com apoio da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal e financiamento por meio de emenda parlamentar da deputada distrital Doutora Jane Klébia, que também participou da formatura.
A parlamentar abordou temas ligados à valorização feminina e anunciou um compromisso com a continuidade da iniciativa:
“Saio daqui com a certeza de que o Mulheres Caliandras 2 tem que acontecer. Muitas de vocês evoluíram e cresceram muito nesse período, e agora precisamos avançar com os conteúdos, criando cada vez mais alternativas para que vocês consigam vencer na vida de forma independente”, concluiu.