Com a nova medida, o Maranhão avança no cenário nacional, saltando da 17ª para a 11ª posição entre os estados com melhores salários para militares.
Nesta segunda-feira (30), o governador do Maranhão, Carlos Brandão, divulgou por meio de suas redes sociais um significativo reajuste salarial para os profissionais da Polícia Militar (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). A princípio, o aumento anunciado pode chegar a 20%, a ser implementado em duas etapas: a primeira em julho e a segunda em dezembro de 2025.
Maranhão agora ocupa o 11ª posição entre os estados com melhores salários para PM
Com a nova medida, o Maranhão avança no cenário nacional, saltando da 17ª para a 11ª posição entre os estados com melhores salários para militares, e ocupa agora a 3ª colocação no Nordeste. Assim, o impacto financeiro previsto na folha de pagamento do Estado ultrapassa R$ 36 milhões mensais, totalizando R$ 483 milhões por ano.
Segundo Brandão, parte do reajuste já foi concedida em 2024, com 5,1% divididos em duas parcelas. A proposta formal será enviada à Assembleia Legislativa ontem, dia 1º de julho. Dessa maneira, o subsídio dos soldados, com o novo valor, passa a ser o 3º maior do Brasil e o maior do Nordeste. Além disso, integrantes do Centro Tático Aéreo (CTA) também serão contemplados com o aumento.

Ganhos salariais por categoria
- O reajuste traz avanços significativos para os quadros da segurança pública:
- Praças (soldado a subtenente): passam a ocupar, em média, a 6ª posição no ranking nacional e a 2ª no Nordeste.
- Soldados: passam a ter o 3º maior subsídio do país e o 1º da região.
- Oficiais (aspirante a coronel): passam para a 13ª colocação no ranking nacional e 3ª no Nordeste.
Desde o último reajuste linear concedido aos militares, em março de 2022 (7%), o novo aumento corresponde a um acumulado de 26,07% com base nos subsídios de 2022. O IPCA acumulado entre janeiro de 2023 e maio de 2025 foi de 12,69%, o que indica um ganho real de 13,38% acima da inflação.
Promoções e valorização profissional
O governo também tem promovido ações que visam reconhecer o mérito e a antiguidade dos servidores da segurança pública. Desde 2022, já foram promovidos 3.010 policiais militares e 475 bombeiros. Afinal, as promoções fazem parte de um pacote de valorização das carreiras, juntamente com investimentos em equipamentos, capacitação e infraestrutura.
Portanto, entre as melhorias realizadas, destaca-se a entrega de aproximadamente 740 viaturas — entre carros e motos —, sendo cerca de 500 delas entregues entre abril de 2023 e julho de 2025.
LEIA MAIS – Paraíba lidera ranking de segurança pública no Nordeste
Compromisso com a segurança
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, o reajuste reflete o empenho do governo estadual em garantir melhores condições de trabalho para os agentes da segurança.
“Esse aumento representa não só o reconhecimento do papel estratégico das forças policiais, como também uma política de valorização que impacta diretamente a motivação, a qualidade de vida e o desempenho desses profissionais. Isso se traduz em mais segurança para todos os maranhenses”, declarou o secretário.
LEIA TAMBÉM
– REC’n’Play 2025 promete agitar o Recife
– Dois aeroportos do Nordeste estão no TOP 10 de passageiros do Brasil
– Ceará supera a soma de todo o Sul e Sudeste em Olimpíada de História
– Entenda a história dos fósseis do Nordeste que voltarão da Europa