Shows gratuitos e apresentações de grandes nomes da cena nacional estão na programação
Boogarins, Los Sebosos Postizos, Fossil e Black Alien são alguns dos artistas que irão se apresentar neste mês. Destaque ainda para os shows instrumentais gratuitos dentro do projeto Pôr do Som
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura preparou uma agenda musical diversificada para o mês de outubro, reunindo shows gratuitos ao ar livre e apresentações de artistas consagrados nos palcos. A programação celebra a riqueza da música nordestina, a potência da produção autoral e os encontros que marcam gerações.


Pôr do Som – música instrumental no Dragão
Abrindo a programação, no dia 4 de outubro (sábado), às 17h, o Ciríaco Trio – Sopro Nordestino apresenta o show “Nos Trilhos do Sertão”. O grupo leva ao público uma apresentação instrumental que atravessa a obra de mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Fagner e Belchior, explorando a diversidade rítmica e cultural da música nordestina em arranjos contemporâneos para sopros e banda base.
No dia 18 de outubro (sábado), às 17h, é a vez de Fabrício da Rocha subir ao palco com “Aracê do Zíngaro”. Cantor, compositor e instrumentista, Fabrício revisita clássicos da MPB em diálogo com sonoridades do mundo, mesclando repertório autoral e interpretações ousadas, em um show que propõe fusão cultural e intensidade artística.
As apresentações no Pôr do Som são gratuitas e acontecem na Arena Dragão do Mar.
Grandes shows no Anfiteatro e na Praça Verde
A programação segue no dia 18 de outubro (sábado) com uma noite de atrações especiais. Às 18h30, no Anfiteatro Sérgio Motta, a banda Boogarins apresenta o show do disco “Bacuri” (2024), que marca o retorno do grupo após um hiato de cinco anos, trazendo arranjos refinados e a energia característica de suas apresentações ao vivo.
No mesmo dia, às 20h, a Praça Verde recebe Black Alien, que comemora os 20 anos do clássico “Babylon By Gus – O Ano do Macaco”, álbum que se tornou referência no rap nacional. O artista revisita sucessos que marcaram sua trajetória e preparou momentos especiais para essa apresentação comemorativa.
Já no dia 25 de outubro (sábado), às 19h, o grupo Fossil comemora 20 anos de carreira com um show inédito no Anfiteatro Sérgio Motta. Pioneira na cena instrumental e experimental de Fortaleza, a banda convida nomes como Clau Aniz, Elisa Porto, Clarisse Aires e Juliano Gauche para celebrar duas décadas de trajetória. O evento contará ainda com a abertura de Juliano Gauche, que apresenta o espetáculo “Tenho Acordado Dentro dos Sonhos”.
Encerrando a programação musical de outubro, no dia 31 de outubro (sexta-feira), às 20h, o Anfiteatro Sérgio Motta recebe o grupo Los Sebosos Postizos, formado por integrantes da Nação Zumbi e músicos convidados. O show traz releituras da obra de Jorge Ben Jor com influências de ska, dub e manguebeat, celebrando os 50 anos do álbum “A Tábua de Esmeralda” em interpretações cheias de suingue e criatividade.
Serviço – Programação Musical de Outubro no Dragão do Mar
04/10 (sáb), 17h – Arena Dragão do Mar: Ciríaco Trio – Nos Trilhos do Sertão | Gratuito | Livre
18/10 (sáb), 17h – Arena Dragão do Mar: Fabrício da Rocha – Aracê do Zíngaro | Gratuito | Livre
18/10 (sáb), 18h30 – Anfiteatro Sérgio Motta: Boogarins – Bacuri | Ingressos: Sympla Bileto e bilheterias físicas | 16 anos
18/10 (sáb), 20h – Praça Verde: Black Alien – 20 anos de Babylon By Gus | Ingressos: Bilheteria Digital | 18 anos
25/10 (sáb), 19h – Anfiteatro Sérgio Motta: Fossil – 20 anos, feat. Clau Aniz, Elisa Porto, Clarisse Aires e Juliano Gauche | Ingressos: Sympla Bileto e bilheterias físicas | Livre
31/10 (sex), 20h – Anfiteatro Sérgio Motta: Los Sebosos Postizos interpretam Jorge Ben Jor | Ingressos: Sympla Bileto e bilheterias físicas | Livre
LEIA TAMBÉM