Uma operação realizada na segunda-feira (25) pelo Ibama, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) da Polícia Militar do Piauí, resultou no resgate de 41 animais silvestres no município de São João da Fronteira (PI).
A ação aconteceu no distrito de Alto Alegre, às margens da BR-222, após denúncia de que um restaurante operava ao lado de um criadouro clandestino. No espaço, foram localizados 18 caititus (Pecari tajacu) e 23 cutias (Dasyprocta sp.), que estavam sendo abatidos para abastecer a venda de carne de caça.
Segundo o analista ambiental e médico veterinário Fabiano Pessoa, do Ibama, a atividade configura crime ambiental e coloca em risco a saúde da população. Ele explicou que os animais eram mantidos em condições precárias, sem qualquer tipo de controle sanitário, o que poderia favorecer a transmissão de doenças pelo consumo da carne.
Os animais foram atendidos por equipes técnicas e veterinários no próprio local e, em seguida, levados para a sede do Ibama em Teresina. A instituição avalia agora a possibilidade de reintroduzi-los em Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS).
Portal de Notícias CE – “Compromisso com a notícia. Respeito com você!”